A startup brasileira Moya Aero garantiu um financiamento de R$ 10,3 milhões da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), para o desenvolvimento de um eVTOL autônomo destinado ao transporte de carga.

A seleção da Finep foi resultado da chamada de subvenção a plataformas demonstradas de novas tecnologias aeronáuticas, na categoria “Aeronave demonstradora de tecnologias remotamente pilotadas e com peso máximo de decolagem maior que 150 kg”. Junto com a Moya, entraram como coexecutoras as empresas Albatross Indústria Aeronáutica, Helisul Drones e Certifica Drone.

A Moya já havia captado um investimento do fundo de Venture Capital Seed4Science, da Fundep Participações (Fundepar), junto com a aceleradora Hards. Com mais esse recurso da Finep, a empresa poderá seguir o desenvolvimento do veículo totalmente elétrico que terá capacidade de carga de até 200 kg e alcance de 110 km.

A empresa foi fundada em 2020 como uma spin-off da ACS Aviation, companhia de engenharia aeronáutica de São José dos Campos, e que foi a primeira a construir e pilotar uma aeronave elétrica tripulada no Brasil, o SORA-e.

A Moya Aero participará como expositora na feira DroneShow, MundoGEO Connect e SpaceBR Show 2023, que ocorrerá entre 9 e 11 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Acesse o canal de conteúdo sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Urbana

Receba notícias sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Urbana no WhatsApp

1° Fórum eVTOL na Mobilidade Aérea discutirá mercado, regulamentação e infraestrutura